Apresentação

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Nesse percurso formativo, a espiritualidade salesiana, expressão concreta da caridade pastoral de Dom Bosco, constitui um elemento fundamental da ação pastoral juvenil salesiana, sendo também o seu critério de orientação num panorama amplo que abrange a formação dos jovens, os centros juvenis, o voluntariado, o desporto, a animação missionária e as vocações.

É uma visão completa e integral do jovem que tem no Movimento Juvenil Salesiano o seu referencial, no qual se inserem múltiplas expressões de associativismo juvenil que importa unir espiritualmente e pedagogicamente também através de atividades comuns das quais se destacam o Encontro de Pré-adolescentes (para o 2.º ciclo do ensino básico), o FlashBosco (para adolescentes com idades correspondentes ao 3.º ciclo), e o Encontro de Jovens (para jovens a partir do 10.º ano). Além destes a Pastoral Juvenil Salesiana organiza também a Páscoa Jovem, para jovens do secundário e ensino universitário, e o Acampamento Nacional MJS, que junta jovens do 2º e 3º ciclo num ambiente descontraído junto à praia.

A nível vocacional estão organizados vários grupos de caminhada e descoberta vocacional que se encontram regulamente a nível local, mas também a nível nacional.

No campo das artes e do desporto, há a destacar um festival nacional de curtas-metragens, o Clip D. Bosco, e os Jogos Nacionais Salesianos que juntam anualmente centenas de jovens atletas vindos dos vários ambientes salesianos numa grande festa do desporto.

E claro, o Dia Nacional MJS que junta anualmente em Fátima junto de Maria, mestra de D. Bosco, todos os jovens do movimento numa grande festa de fé repleta de música, cor e alegria.

Marcações: Pastoral Juvenil, Salesianos, Espiritualidade Juvenil

Imprimir Email