Conselho Nacional MJS

O atual Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, foi eleito em Fátima no dia 12 de Janeiro de 2019 e é constituído por Mafalda Batalheiro (Coordenadora), Inês Catarino, Tiago Cunha, Laura Gralheira, Mariana Santana e André Oliveira.

André Oliveira (Representante CNE Salesiano)

O meu nome é André Oliveira e tenho 21 anos e faço parte do Agrupamento de Escuteiros 79-Prazeres, em Campo de Ourique. Entrei nos Salesianos de Lisboa com 6 anos e nos escuteiros com a mesma idade. De momento, estou a estudar Engenharia Eletrónica no Instituto Superior Técnico.

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Enquanto membro do Conselho, quero ajudar na continuação da construção deste Movimento e continuar o trabalho de envolver, cada vez mais, os escuteiros no MJS.

Para mim D. Bosco é…

Sinónimo de esperança e alegria, pois ele ajudou muitos jovens a ter um novo rumo na sua vida e ao mesmo tempo ensinou-os a viver a alegria de Deus.

Inês Catarino

Inês Catarino Sou a Inês Catarino, com 28 anos e residente em Vendas Novas. Licenciei-me em Animação Cultural e Educação Comunitária e atualmente sou colaboradora da Equipa Pastoral nos Salesianos de Évora. Os Salesianos sempre estiveram presentes na minha vida, desde que entrei no ATL e frequentei os campos de férias, na altura Centro Juvenil dos Salesianos de Vendas Novas. Por aqui, na Paróquia de São Domingos Sávio continuo a ser animadora do Grupo de Jovens “Ca+ua Fé”, com identidade MJS.

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Continuarei nesta missão de representatividade dos jovens no CNMJS com dedicação, alegria e optimismo, para e com os jovens do MJS Portugal de hoje e do futuro. Este Conselho MJS, de alguma forma, não somos só um grupo restrito, mas sim todos os jovens identificados com o MJS que sentimos que representamos. Juntos procuremos dar vida ao Sonho de Dom Bosco, mas principalmente aos sonhos dos jovens, transmitindo-lhes sempre a fé de Deus, o amor a Maria e a paixão de Dom Bosco.

Para mim D. Bosco é…

Não só um visionário e um homem de fé, que dedicou toda a sua vida ao serviço do bem dos jovens, mas também alguém que não desiste, que acredita num mundo melhor, nos homens (jovens) e no amor a Deus, não desistindo dos sonhos.

Laura Gralheira

Sou a Laura Gralheira, tenho 19 anos e estou no segundo ano da Licenciatura em Matemática na FCT Nova. A minha ligação ao MJS começou por volta dos meus 11 anos com a participação num encontro em Évora. Desde aí tenho acompanhado as atividades dos MJS, faço parte do grupo de jovens que fundou o “CA+UA FÉ” e catequista do 1º ano.

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Muito empenho e vontade de fazer mais e melhor. Ainda sem saber muito bem o que me espera, sei que estarei de mente aberta para ajudar a concretizar todos os desafios que forem propostos ao Conselho MJS.

Para mim D. Bosco é…

Um modelo de vida, é proposta de “Santidade Juvenil”, amor aos jovens, aos outros e a Deus. É não desistir e acreditar que os jovens são o nosso futuro, um futuro maravilhoso.

Mariana Santana

Sou a Mariana Santana, tenho 21 anos e vivo em Setúbal. Estou no segundo ano da Licenciatura em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Faculdade de Lisboa. Sou animadora do Centro Juvenil de Setúbal e dou catequese ao grupo do 5º ano na Paróquia. Frequento também um grupo de jovens. Conheci D. Bosco aos 15 anos, quando a minha catequese passou a ser dada nas Salesianas, que coincidiu com a passagem das relíquias pela cidade. A partir daí nunca mais parei de descobrir a sua vida e obra.

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Enquanto membro do Conselho Nacional MJS, podem contar com a minha disponibilidade e dedicação. Vou tentar estar mais atenta à voz dos jovens e às suas diferentes realidades, para que estes se sintam amados e protagonistas.

Para mim D. Bosco é…

Para mim, D. Bosco é um modelo! Alguém que entregando a sua vida aos jovens, especialmente aos que se encontravam mais distantes, através do seu amor a Cristo, lhes mostrou um caminho de felicidade. D. Bosco é um exemplo de vida e ao qual me quero aproximar o mais possível.

Tiago Cunha

Eu sou o Tiago, tenho 25 anos e sou de Arcozelo. Desde os meus 3 anos que D. Bosco entrou na vida quando entrei para o Externato Nª Sr ª de Fátima, das Filhas de Maria Auxiliadora de Arcozelo, onde andei até ao 4º ano. A partir daí entrei para o centro juvenil, onde ainda hoje estou presente. Atualmente sou catequista do 9º ano e sou também animador e treinador de futsal.

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Enquanto membro do CNMJS espero poder ajudar os jovens a serem cada vez melhores pessoas seguindo sempre Jesus Cristo, tendo como modelo D. Bosco.

Para mim D. Bosco é…

Para mim D. Bosco é um ícone. Viveu há tantos anos atrás, mas parece que foi ontem. Os seus ideais e a sua pedagogia continuam atuais e vivos entre nós. É também um amigo, um pai e um exemplo a seguir.

Mafalda Batalheiro (Coordenadora)

O meu nome é Mafalda Batalheiro, tenho 27 anos e sou de Lisboa. Fui aluna nas Oficinas de São José e agora estou como catequista e animadora na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres (Igreja N.ª Srª Auxiliadora). Trabalho fora do ambiente Salesiano, mas tenho o carisma do nosso Pai e Mestre sempre presente. Não é fácil! Mas é possível!

O que podem esperar de mim enquanto membro do Conselho MJS:

Tudo! Darei o meu melhor, no sentido de chegar a todos os jovens e a todos aqueles que comigo partilham esta necessidade de viver como Dom Bosco e Madre Mazzarello. Ser mais próximos, acompanhar a vida e o amadurecer da fé em Jesus Cristo de cada jovem do Movimento Juvenil Salesiano.

Para mim D. Bosco é…

Um exemplo! Alguém que viveu intensamente Cristo e que dedicou a sua vida aos jovens pobres, perdidos e abandonados. Alguém que tendo dois caminhos escolheu o mais difícil, o mais trabalhoso, mas que ao mesmo tempo era o mais recompensador de todos. Resumindo, alguém que quero fazer crescer em mim, para ser como ele “quando for grande”.

Marcações: Movimento Juvenil Salesiano

Imprimir Email