Dia Internacional do Voluntariado

Hoje, dia 5 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Desde o tempo de D. Bosco que o voluntariado era uma proposta importante.

No primeiro oratório já se ofereciam o tempo, os dons pessoais e algumas pequenas economias para apoiar aqueles jovens. O próprio João Bosco, enquanto jovem, privilegiou a prática de voluntariado na sua vida, ajudando os colegas que necessitavam de ajuda. D. Bosco não ofereceu “migalhas” de tempo e serviço aos seus jovens, mas toda a vida. Dizia-lhes «eu por vocês estudo, por vocês trabalho, por vocês vivo, por vocês estou disposto a dar a vida».

A Província Portuguesa Salesiana criou recentemente o Departamento de Voluntariado Missionário Salesiano que vai dar continuidade à estruturação do voluntariado juvenil nos Salesianos. Uma equipa que vai ajudar na leitura das várias necessidades que surjam e ajudar na formação e acompanhamento dos voluntários. Um voluntariado que assenta em cinco pilares: a gratuidade, liberdade, solidariedade, continuidade e espiritualidade.

Neste dia em que se celebra o voluntariado, as prioridades do Voluntariado Salesiano são o despertar desta prática na Pastoral Juvenil local, a formação e acompanhamento, o respeito pelos processos de preparação e implementação, através de um caminho prévio, e uma clara identidade salesiana.

Marcações: Voluntariado

Imprimir Email