Jovens do Movimento Juvenil Salesiano partilham "Ecos de Missão" em vídeo

Jovens do Movimento Juvenil Salesiano partilham "Ecos de Missão"

Motivados pelo Mês Missionário Extraordinário, pedimos a alguns jovens e animadores do Movimento Juvenil Salesiano que partilhassem connosco as suas experiências de missão, numa série a que chamámos “Ecos de Missão”.

Os Campos de Trabalho, experiências missionárias realizadas em vários locais do País e o Voluntariado Missionário Salesiano, que este ano se realizou em Cabo Verde, Ilha de Santo Antão, Aldeia do Eito, foram as experiências partilhadas por vários jovens.

Inicialmente partilhados no Facebook da Pastoral Juvenil Salesiana e no Instagram dos Salesianos, a série de testemunhos está agora também disponível no canal de YouTube da PJS.

O mês de outubro de 2019 foi declarado pelo Papa Francisco como “Mês Missionário Extraordinário” com a motivação de celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de 30 de novembro de 1919, do Papa Bento XV. O objetivo deste mês é despertar para uma maior consciência da missão e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Na Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário podemos refletir em quatro dimensões concretas que o Papa Francisco nos pede para prepararmos e vivermos este mês. Primeiro convida ao “encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária”. Segundo, o “testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são expressão das Igrejas espalhadas pelo mundo”. Terceiro, a “formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missão”. Por fim, a “caridade missionária: ajuda material para o imenso trabalho da evangelização e da formação cristã nas Igrejas mais necessitadas”.

Estas dimensões de oração, reflexão e ação propostas pelo Santo Padre querem-se presentes nas várias iniciativas da pastoral juvenil Salesiana. Ao longo deste Ano Missionário, quisemos e queremos continuar a estar centrados na Palavra e na Eucaristia: “partilhar a Palavra e celebrar juntos a Eucaristia torna-nos mais irmãos e vai-nos transformando pouco a pouco em comunidade santa e missionária”. “És Missão! Estou Contigo” é o tema pastoral que também quer ajudar-nos a caminhar neste tempo extraordinário.

Marcações: Pastoral Juvenil, Missões

Imprimir Email