Semana Salesiana em Cortiçadas de Lavre

De 30 de junho a 7 de julho um grupo de alunos do secundário dos Salesianos de Lisboa realizou a sua atividade de Campo de Trabalho.

Prepararam-se durante o ano para este momento com encontros de formação e oração e puseram em prática tudo o que aprenderam e viveram. A preparação mais intensa teve lugar nas duas semanas anteriores com a planificação das atividades a realizar, a preparação das orações diárias e também toda a questão logística associada.

Este ano a atividade decorreu em Cortiçadas de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo. A chegada do grupo foi anunciada como ‘Semana Salesiana’ apresentando um projeto de animação e dinamização de toda a aldeia.

Durante estes dias o grupo colaborou com o jardim-de-infância realizando atividades de conto e expressão plástica com os mais pequenos, mas também com o ATL animando as crianças e adolescentes ao desenvolver jogos e atividades. Igualmente os mais idosos tiveram oportunidade de conhecer o carisma salesiano, quer através das visitas domiciliárias feitas em colaboração com uma associação local, quer através das tardes de convívio organizadas pelos jovens. Com o objetivo de chegar a todos e a cada um foi também realizada uma missão porta-a-porta na qual os vários elementos do grupo visitavam a população nas suas casas, oferecendo a sua companhia e atenção aos que mais precisavam. O final do dia era destinado à celebração e animação da Eucaristia na igreja paroquial, seguida de convívio para a população no salão do centro cultural. Para além de todas estas atividades realizadas ao longo dos dias, o grupo não descurou a sua formação reservando sempre tempo para debater e aprofundar temas de interesse dos jovens participantes.

No culminar da semana de atividades, o grupo teve oportunidade de visitar o Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário das Monjas de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno localizado no Couço. Num ambiente de plena paz e serenidade foi celebrada a Eucaristia com as monjas e o grupo pode conhecer melhor este carisma conversando com uma das irmãs.

Os jovens que participaram nesta atividade foram autênticos missionários da Alegria do Evangelho, que mostraram em todos os momentos. Obrigado a cada um deles por tudo quanto deram. Todos voltaram a casa de coração cheio e vontade de estar cada vez mais ao serviço de Deus e dos outros sendo 'honestos cidadãos e bons cristãos'. Para o ano há mais... Fica a promessa!

“Na verdade, este grupo juntou-se com um objetivo em comum: chegar a Cristo. Através dos momentos de oração e de reflexão que tiveram vida em todos e em cada gesto de bondade, conseguimos elevar esta pequena realidade a um patamar mais próximo de Deus. No entanto, aquilo que aprendemos e a riqueza que levamos desta terra e das pessoas com que nos cruzámos é imensamente maior que aquilo que deixámos.”
Pedro Lagoas

“Todos sabemos que acabando as aulas e os exames partimos uma semana para um determinado local com o intuito de dar continuidade à nossa missão diária. Somos jovens, mas todos somos dotados dos mesmos valores de respeito e solidariedade e temos o sonho de ir deixando a nossa marca e de receber a alegria acompanhada dos sorrisos daqueles a quem prestamos o nosso auxílio.
É sempre uma semana bastante marcante, pois criamos grandes elos de ligação com o grupo e com todas aquelas pessoas a quem dedicamos carinhosamente e alegremente todo o nosso tempo.
Cortiçadas ficará para sempre na nossa memória, todo o afeto que recebemos jamais será esquecido, foi mesmo algo único e inesquecível. Eu, como voluntária espero continuar este meu trabalho de entrega ao Outro.
E vocês? Desafiem-se a deixarem de ser jovens de sofá e entreguem-se, ponham-se ao serviço do Outro.”
Patrícia Barbosa

Marcações: Pastoral Juvenil, Voluntariado

Imprimir Email