"Não temas! Estou contigo" é o tema pastoral do ano 2017/2018

O tema pastoral da Província Portuguesa dos Salesianos para o ano 2017/2018 foi apresentado no dia 11 de Julho nos Salesianos do Estoril.

“Não temas! Estou contigo” é o tema que guiará o programa pastoral nas diversas presenças em Portugal e Cabo Verde. Este encontro contou com a participação dos Salesianos de Lisboa, Estoril e Manique.

Ao longo da manhã foram apresentadas as dimensões específicas do tema. O Dr. Ricardo Moniz começou por apresentar a dimensão humana realçando as causas do medo e o impacto que este tem no desenvolvimento pessoal. A dimensão bíblica foi aprofundada pelo Padre Juan Freitas que destacou as inúmeras passagens bíblicas onde é referida a temática do medo e o convite a não temer. O João Gonçalves apresentou a dimensão pedagógica e a importância que os educadores têm no estímulo à esperança juntos dos alunos. Por fim, o Padre Sílvio Faria expôs a dimensão salesiana onde realçou a importância da relação educativa.

Foi ainda apresentado o logotipo que tem por base a ideia de um abraço. Na sua apresentação, o Miguel Mendes explicou o conceito e o processo criativo do logótipo e deixou algumas indicações relativamente à sua utilização.

Durante a tarde houve trabalhos de grupos de modo a preparar o próximo ano lectivo com base do novo tema pastoral. Ao longo do dia foram apresentadas algumas curtas-metragens relacionadas com o tema pastoral.

Os materiais de apoio já estão disponíveis para download aqui.

Marcações: Pastoral Juvenil, Salesianos, Tema Pastoral

Imprimir Email