O Desporto na tradição salesiana
A tradição Salesiana tem vindo a utilizar o desporto como um dos meios educativos através do qual é possível acompanhar os jovens, no seu crescimento como pessoas.
Dom Bosco desenvolveu uma intuição educativa com a qual pretendia dar resposta à totalidade das necessidades dos jovens. Ele mesmo jogava com eles nos pátio.
O jogo marcava o calendário festivo da vida oratoriana e acompanhou as fases do desenvolvimento da Obra de D. Bosco.
Dom Bosco nas suas experiências de educador, concluiu que o jogo, para além de ser uma fonte de equilíbrio, desenvolve aspectos específicos da formação integral do jovem. Desta intuição, fez do pátio um lugar acolhedor e espontâneo, apto para as relações pessoais e de amizade e, por isso, um espaço significativo para o acompanhamento pessoal dos jovens.
Os salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, os animadores e animadoras, comprometidos com o desporto, continuam a assumir o pátio e o desporto como lugar educativo privilegiado, pelos múltiplos valores que oferece, por exemplo:
- Capacidade de esforço e domínio de si mesmo
- Hábitos de vida saudável e qualidade de vida
- Prevenção
- Sentido de grupo
- Coerência
- Colaboração e intercâmbio pessoal
- Processos de sociabilização
- Respeito pelas normas estabelecidas
- Responsabilidade
Estes e outros valores fazem do desporto um âmbito e oferta importante dentro do Projecto educativo-pastoral que dinamiza todas as obras salesianas. Este requer naturalmente uma adequada estruturação de objectivos, meios, recursos humanos e materiais.
(Proposta Educativo-pastoral do desporto salesiano)