Centro Juvenil

O Oratório - Centro Juvenil é uma instituição que tem um significado especial para a família salesiana porquanto está na origem da obra educativa de Dom Bosco e, por sua vez, na origem do seu Sistema Preventivo. Com origem no séc. XV, como tentativa de resposta às necessidades de catequese, da pedagogia cristã e de assistência a favor dos jovens, o Oratório de Dom Bosco conviveu com outros oratórios promovidos por outros tantos sacerdotes e paróquias, em Turim, assim como em toda a Itália.

Dom Bosco assume como própria a experiência da instituição do Oratório da época mas coloca nela toda a sua experiência pessoal e espiritual vivida desde a infância, nos Becchi , até à sua vida de jovem sacerdote pelas ruas de Turim. A sua marca pessoal, acrescentada ao modelo do Oratório, concretizar-se-á numa série de mudanças que a convertem na chave e instrumento fundamental de toda a sua obra educativa e fundamentação para o seu Sistema Preventivo.

O Oratório-Centro Juvenil salesiano é um ambiente educativo integrado que tem como destinatários crianças, adolescentes e jovens e tem as seguintes características:

  • oferece um ambiente de acolhimento e de alegria com uma grande variedade de actividades;
  • cuida a relação pessoal através da presença educativa dos animadores;
  • ajuda a passar de uns grupos espontâneos a grupos mais estáveis e definidos de modo a promover o crescimento na amizade, o trabalho em grupo, a compreensão da realidade e o compromisso no próprio ambiente;
  • responde aos interesses, inquietações e necessidades mais profundas dos jovens em clima de liberdade, responsabilidade e respeito;
  • faz uma proposta de valores de inspiração evangélica e possibilita a sua experiência concreta;
  • favorece a criação de uma comunidade educativa juvenil na qual os jovens e animadores são protagonistas do seu crescimento, vivem uma mesma experiência e descobrem uma vida com sentido.

Imprimir Email